“Não sei, não dá para explicar. O café está na nossa veia. A gente gosta da lavoura do café, da terra. Andando no meio do cafezal, reconhecemos cada pé.

Eles são diferentes uns dos outros. São harmoniosos. O cafezal é como se fosse uma porção de amigos juntos.” - Maria Helena Dumont Adams

Nossa História

No século 19, Henrique Dumont já plantava café nos arredores de Ribeirão Preto. Inovador, sua fazenda era vista como a mais moderna da América do Sul, com cinco milhões de pés, o que lhe valeu o título de “Rei do Café”.

Foi seu filho, Luiz Dumont (irmão de Alberto Santos Dumont) que adquiriu em 1928 a Fazenda Morada da Prata. Em 1932, Plínio Adams, seu genro, assume a fazenda. 

Luiz Dumont, à direita, na Fazenda Morada da Prata

“A família toda era do café”, conta Maria Helena Dumont Adams, filha de Plínio. “Quando meu pai faleceu, minha mãe deu a fazenda para os filhos. Eu já gostava de trabalhar com a terra, logo me encantei pelo café. Chegamos a ter 500 mil pés na Morada da Prata”, lembra.  

Nos anos 70, a Morada da Prata firmou-se com o tripé café, soja e milho. Outras áreas eram destinadas à criação do gado Tabapuã. Na década de 80, houve uma grande geada na região, e a saída foi apostar em cultivos de cana, além de seguir com o Tabapuã, cuja produção foi reconhecida com diversas premiações.

Em 2010, a Morada da Prata resgatou a tradição de cultivo de café. Mais recentemente, Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, filho de Maria Helena, assumiu a fazenda, trazendo um novo olhar e o foco na produção de cafés especiais, conquistando premiações em concursos de qualidade.

Cinco gerações de apaixonados por café 

1879

 

Henrique Dumont inicia a produção de café na região de Ribeirão Preto

1928

 

A Fazenda Morada da Prata é adquirida por Luiz Dumont, filho de Henrique

1932

 

Plínio Adams, genro de Luiz, assume a administração da fazenda

1968

 

Maria Helena Dumont Adams, filha de Plínio, passa a administrar a fazenda

2014

 

Arnaldo Ribeiro, filho de Maria Helena, inicia o caminho da produção de cafés especiais na fazenda

Clique e descubra mais sobre a Fazenda Morada da Prata

© 2020 Fazenda Morada da Prata. Todos os direitos reservados.