Nossos Produtos
A Fazenda Morada da Prata produz café há cinco gerações. Nessa terra, já nasceram cafeeiros de diversas variedades, frutos cerejas, amarelos e vermelhos, colhidos seletivamente. Nessa busca pela excelência em cafés, estamos frequentemente estudando as plantas que se saem melhor no nosso terroir e, há alguns anos, temos ampliado o portfólio de variedades com as quais trabalhamos.
Os talhões mais antigos são das variedades mundo novo, bourbon amarelo e catuaí. Os mais recentes apresentam as variedades catuaí 99, IPR 100, acauã, IPR103 e arara, variedades que se apresentaram mais produtivas, resistentes e adequadas ao microclima da fazenda.

“Como bebo café? O dia inteiro, de manhã, à tarde, à noite. A gente se acostumou com o de máquina, mas o de coador... ah, o de coador é o original, né? Tem mais alma, mais personalidade. Tem gosto de saudade.”
- Maria Helena Dumont Adams

MICROLOTES
Nas últimas safras, cerca de 70% da produção da Fazenda Morada da Prata é de cafés especiais, acima de 80 pontos. Um volume respeitável de cafés de ótima qualidade. Mas nossa busca pela excelência é diária. Nessa jornada, testamos novas variedades, processamos de forma especial diferentes talhões e, desta maneira, conseguimos obter microlotes raros e premiados.
Nossos cafés, colhidos de forma seletiva manual, semimecanizada, e mecanizada, passam por diversos processos de pós-colheita, que potencializam todo o cuidado já praticado no manejo da lavoura. Um deles é o método de processamento natural, que aperfeiçoamos com a utilização de terreiros convencionais e terreiros suspensos. Priorizado, o natural traz em si a marca da sustentabilidade, além de destacar características únicas dos grãos. Alguns microlotes estão sendo fermentados, com todo o rigor, em busca de sutilezas, ressaltando a qualidade própria dos frutos.
Além dos terreiros, complementamos a secagem com secadores Cool Seed, que garantem a preservação física e sensorial do produto com controles digitais de temperatura e fluxo de ar rigorosos. Temos ainda toda a estrutura de armazenamento e beneficiamento.
“Nosso processo de via seca está ganhando uma nova compreensão em todo o mundo. O que temos observado aqui na região é que os cafés têm apresentado características muito interessantes, com notas sutis, complexas. Isso, em conjunto com um trabalho de grande dedicação dos produtores, está resultando em cafés excepcionais e surpreendentes.” - Arnaldo A. Ribeiro Pinto
Conheça nossos produtos
PROCESSAMENTO VIA SECA
- Bica e peneiras selecionadas
- Microlotes
- Nanolotes
- Mokas
PÓS-COLHEITA
- Terreiro suspenso
- Terreiro convencional
- Secadores “Cool Seed”
- Microlotes de fermentação controlada