Nascemos de uma paixão... ou melhor, de várias paixões.
Paixão pelo queijo.
Paixão pelas pessoas.
Paixão pela Canastra.
Paixão pelo Brasil.
Era uma fazenda. Era para ser apenas um refúgio.
Mas como estar aqui e não reparar nesses sabores,
nesses abraços, nessa alegria?
Como estar aqui e não reparar nessa natureza, nesse saber centenário,
nessa artesania que tanto nos pertence?
E o encanto cresceu. E estudamos. E nos empenhamos.
Buscamos toda a nossa coragem para começar essa nova jornada.
E que jornada! Uma caminhada e tanto.
Nos lembra as escaladas, as trilhas, as aventuras pela serra.
Os desafios são diários.
Mas valem cada madrugada passada em claro, cada tombo, cada lágrima.
Ô se valem!
Somos jovens. Mas já fomos longe. E vamos mais.
Atravessamos a montanha, atravessamos o mar e fomos
brilhar lá na Europa.
Na terra dos queijos mais conhecidos do planeta!
Somos jovens. Somos tradição.
Somos jovens. Somos queijeiros.
Somos jovens. Somos canastreiros.
Somos Brasil. Somos cultura. Somos sabor.
Somos Queijaria Vale da Gurita.
Sustentabilidade
Produzir café com sustentabilidade faz parte do dia-a-dia na Fazenda Morada da Prata. Conheça alguns aspectos que demonstram nosso compromisso com a cafeicultura sustentável.
A sustentabilidade não é uma escolha. É a nossa essência.
​
PRESERVAÇÃO DE MATAS NATIVAS
A Fazenda Morada da Prata orgulha-se em ter em seu território 144 hectares de mata nativa preservada, cerca de 31% de toda a propriedade, e 50% acima do exigido legalmente. A mata ladeia o cafezal e desce para um vale, onde se forma um grande corredor ecológico, protegendo cinco grandes nascentes da região.
CERTIFICADO RAINFOREST ALLIANCE
O Rainforest Alliance é um dos mais respeitados certificados do mundo quando se trata de avaliar a sustentabilidade na agricultura.
PRESERVAÇÃO DE FAUNA
Com as matas preservadas, a presença de aves (como os tucanos) e de animais de grande porte na área da fazenda é garantida. Onça parda, sucuri, veado, coelho, jaguatirica, cascavel, entre outros, são vistos de tempos em tempos nas proximidades dos cafezais.
PRIORIZAR O PROCESSAMENTO NATURAL
O processamento natural reduz o consumo de água na produção do café e evita a geração de águas contaminadas, minimizando o impacto ambiental do pós-colheita.
MANEJO DA LAVOURA
Entendemos que a natureza é nossa parceira, portanto praticamos agricultura regenerativa/conservativa. Atuamos de maneira preventiva conforme o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD). Entre outras iniciativas, plantamos em nossas lavouras mix de sementes em todas áreas disponíveis, contribuindo com uma cobertura verde, atração de inimigos naturais, ciclagem de nutrientes, e a descompactação do solo. Desde o início de 2020, produzimos nosso próprio composto orgânico e triplicamos a dosagem tradicional, o que irá promover grande recuperação da biota do solo e redução dos adubos convencionais.
PESQUISA COM ABELHAS NATIVAS
As abelhas são essenciais para a preservação do meio ambiente. A Fazenda Morada da Prata mantem colmeias de espécies nativas e também utiliza parceria com apicultores para multiplicação das colônias.
Embora as flores dos cafezais sejam autopolinizadas, a presença das abelhas incrementa as transferências do grão de pólen de uma flor para outra, gerando um aumento de produtividade, maior tamanho e peso dos grãos e redução de grão com falhas.
USO DE ENERGIA SOLAR (FOTOVOLTAICA)
Em 2020 inauguramos uma Usina de Geração Fotovoltaica, na qual está sendo gerada toda a energia da fazenda, além de 30% de excedente que está sendo injetado na rede.