Sustentabilidade

Produzir café com sustentabilidade faz parte do dia-a-dia na Fazenda Morada da Prata. Conheça alguns aspectos que demonstram nosso compromisso com a cafeicultura sustentável.

A sustentabilidade não é uma escolha. É a nossa essência. 

PRESERVAÇÃO DE MATAS NATIVAS

A Fazenda Morada da Prata orgulha-se em ter em seu território 144 hectares de mata nativa preservada, cerca de 31% de toda a propriedade, e 50% acima do exigido legalmente. A mata ladeia o cafezal e desce para um vale, onde se forma um grande corredor ecológico, protegendo cinco grandes nascentes da região.

CERTIFICADO RAINFOREST ALLIANCE

O Rainforest Alliance é um dos mais respeitados certificados do mundo quando se trata de avaliar a sustentabilidade na agricultura. Em processo de obtenção do certificado, a Fazenda Morada da Prata está 100% adequada, em período final de auditoria.

PRESERVAÇÃO DE FAUNA

Com as matas preservadas, a presença de aves (como os tucanos) e de animais de grande porte na área da fazenda é garantida. Onça parda, sucuri, veado, coelho, jaguatirica, cascavel, entre outros, são vistos de tempos em tempos nas proximidades dos cafezais.

PRIORIZAR O PROCESSAMENTO NATURAL

O processamento natural reduz o consumo de água na produção do café e evita a geração de águas contaminadas, minimizando o impacto ambiental do pós-colheita.

MANEJO DA LAVOURA

Atuamos de maneira preventiva conforme o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD). Entre outras iniciativas, plantamos em nossas lavouras braquiária na entrelinha das ruas dos cafezais, contribuindo com uma cobertura verde e a descompactação do solo. Desde o início de 2020, produzimos nosso próprio composto orgânico e triplicamos a dosagem tradicional, o que irá promover grande recuperação da biota do solo e grande redução dos adubos convencionais.

PESQUISA COM ABELHAS NATIVAS

As abelhas são essenciais para a preservação do meio ambiente. A Fazenda Morada da Prata desenvolve de maneira pioneira uma pesquisa com cinco espécies de abelhas nativas na produção de café em parceria com pesquisadores de genética e entomologia da Universidade de São Paulo. Embora as flores dos cafezais sejam autopolinizadas, a presença das abelhas incrementa as transferências do grão de pólen de uma flor para outra, gerando um aumento de produtividade, maior tamanho e peso dos grãos e redução de grão com falhas.

USO DE ENERGIA SOLAR (FOTOVOLTAICA)

Em 2020 inauguramos uma Usina de Geração Fotovoltaica, na qual está sendo gerada toda a energia da fazenda, além de 30% de excedente que está sendo injetado na rede.

Clique e descubra mais sobre a Fazenda Morada da Prata

© 2020 Fazenda Morada da Prata. Todos os direitos reservados.